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Gestão Democrática e serviço social

Gestão Democrática e serviço social
Fabricante: Editora GARCIA
Modelo: 978-85-65490-44-3
Disponibilidade:
Frete Gratis
Preço: R$ 25,90

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Gestão Democrática e serviço social

FORMATO 15X21 |160 PÁGINAS

O livro “Gestão Democrática e Serviço Social: limites e possibilidades de atuação do assistente social na escola pública” é fruto da dissertação de mestrado, apresentada pelo autor em janeiro de 2012, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas-RS. 

No referencial teórico, o autor procura discutir a escola e suas correlações na contemporaneidade, sinalizando-a no contexto da globalização, com interface no papel da Política Pública de Educação desenvolvida no país após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educacão Nacional (LDB) de 1996 e o reordenamento da Política Pública de Assistência Social nas últimas duas décadas.
Posteriormente, no livro se discorre sobre a gestão democrática na educação pública, apontando os pressupostos legais que embasam essa premissa e discutindo sobre os instrumentos dispostos e atores a serem envolvidos neste processo, bem como sinalizando-se as possíveis contribuições do Serviço Social para com a democratização da educação.
Em seguida, o autor explana sobre a presença do Serviço Social no Brasil, sinalizando em um breve histórico suas transformações no que se referem a concepções, métodos adotados e direcionamento da práxis dos assistentes sociais, apontando-se o início da inserção do Serviço Social na Política Pública de Educação e discutindo sobre as possibilidades de atuação do assistente social frente a emergente necessidade de enfrentamento às expressões da questão social presentes na educação. 
Por fim, depois da análise de dados, o autor ressalta que o assistente social na escola pública, torna-se o profissional referência no que tange à mobilização da comunidade escolar, a partir do desenvolvimento de inúmeras ações, serviços, projetos e programas que promovem o envolvimento da família na educação. 
E neste sentido, o autor nos afirma que a formação do profissional de Serviço Social permite-lhe habilidade no trato das expressões da questão social que permeiam o cotidiano da família, apresentando-se o instrumental técnico-operativo que atribuí ao assistente social o dever de fomentar o processo de enganjamento da comunidade escolar na luta pela democratização da escola pública brasileira.
 
ANDRÉ MICHEL DOS SANTOS
 
É Bacharel em Serviço Social (UNIFRA), Especialista em Gestão Edu-cacional (UFSM), Especialista em Edu-cação Ambiental (UFSM) e Mestre em Educação (UNILASALLE).
Possui experiência na área de Ser-viço Social, com ênfase na Política de Educação e Assistência Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Estudantil; Serviço Social e Educação; Gestão Democrática e Assis-tência Social.
O autor reside na cidade de Caxias do Sul-RS, serra gaúcha e exerce a fun-ção de Assistente Social junto ao Insti-tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Farroupilha-RS. Ainda, atua na docência em nível de graduação e pós-graduação.
Em âmbito de socialização e produ-ção do conhecimento, tem ministrado palestras e conferências e realizado pu-blicações que abordam sobre a temática Serviço Social e Educação.
 
Contato do Autor:
 
E-mail: andremicheldossantos@gmail.com

 

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